biografia..jesse james

  • Iniciador do tópico sun of a gun
  • Data de início
Estado
Não está aberto para novas respostas.

DeletedUser

Guest
O verdadeiro Jesse James nasceu em 1847, lutou no Exército Confederado durante a Guerra Civil Norte-Americana (1861- 1865), que dividiu os Estados Unidos, colocando o Norte, que era abolicionista, contra os confederados do Sul, que era escravista.

Após a derrota do Sul, ele e o irmão Frank iniciaram uma longa carreira como assaltantes de bancos, diligências e trens. O pai deles era um fazendeiro proprietário de escravos e pastor numa igreja batista, fato que ajuda a explicar porque os dois bandidos tiveram instrução acima da média: exemplo disso era o fato de o irmão de Jesse ser conhecido por citar trechos da Bíblia e das peças de Shakespeare.


Robin Hood do Oeste
Curiosamente, criou-se em torno da figura de Jesse James o mito de que ele era uma espécie de "Robin Hood do Oeste", que supostamente roubava dos ricos para doar aos pobres. Esse mito foi difundido na época por jornais sensacionalistas, canções populares e um certo tipo de literatura muito popular nos Estados Unidos daquela época: livros baratos que contavam histórias sobre os feitos espetaculares dos fora-da-lei.

Esses livros eram parecidos com os nossos folhetos de cordel do Nordeste. Neles e nas canções, Jesse James era mostrado como um herói que roubava dos poderosos e doava o dinheiro para uma jovem viúva com filhos pequenos, que teve a casa hipotecada pelo banqueiro da cidade (cujo banco era assaltado pelo próprio Jesse).

Na verdade, Jesse James era um homem frio e perigoso, capaz de matar por dinheiro. No entanto, sua vida foi marcada por momentos trágicos. Um deles foi quando, durante a sua ausência, sua casa foi bombardeada por homens que trabalhavam para a agência de detetives dos irmãos Pinkerton: a explosão feriu gravemente a mãe de Jesse e matou um de seus irmãos, que era adotivo.

O outro foi o próprio assassinato de Jesse James em 1882: num dos raros momentos em que estava desarmado, Jesse recebeu um tiro nas costas enquanto arrumava um quadro que estava pendurado na parede. O assassino era um dos membros da quadrilha que o traiu em troca do dinheiro da recompensa oferecida pelas autoridades para quem entregasse Jesse James vivo ou morto.
 
Estado
Não está aberto para novas respostas.
Topo