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Boa tarde,
Por definição, um duelo é um "combate premeditado entre dois adversários, com armas iguais". Se quisermos ir um pouco mais fundo, encontramos, inclusivamente, indicadores de que o velho oeste era bem mais tranquilo do que os filmes podem sugerir. A maioria das cidades não permitia o porte de armas à cintura, o que levava a que os piores bandidos levassem a cabo os seus ataques em zonas remotas (i.e., afastadas das cidades). Diz-se também que os duelos "no meio da rua" não existiram ou, se ocorreram, foram nas ditas "cidades sem lei".
Curiosamente, a noção de "duelo" no The West vai, em todos os sentidos, contra aquilo que parecem ser os relatos históricos existentes. Por experiência própria, arrisco-me a dizer, e não me devo enganar, que a vasta maioria dos duelos que ocorrem diariamente no jogo são tudo menos premeditados e, muito menos, entre adversários que se encontram em igualdade de circunstâncias. Nem o facto de os duelos da vida real serem, tipicamente, fora das cidades está de acordo com a implementação do jogo, visto que, no The West, um jogador só pode ser duelado quando pertence a uma cidade.
Com isto, fica aqui a minha reflexão de como os duelos no The West poderiam ser ajustados para se tornarem mais realistas e, simultaneamente, mais justos para ambos os envolvidos.
Possibilidade 1 - O duelo só acontece caso o defensor aceite.
À semelhança das batalhas de forte e das aventuras multi-jogador, é legítimo que um jogador que não gosta de duelos possa escolher não participar nessa vertente do jogo. A verdade é que há muitos jogadores que não querem, de todo, saber de duelos e, o facto de qualquer um os poder atacar quando se encontram focados noutras áreas do jogo e com as defesas em baixo, apenas os prejudica, sendo que muitas das vezes os duelos não são mais do que ataques pessoais sem fundamento.
Nesse sentido, uma possibilidade seria o duelo só ocorrer caso o defensor aceitasse o duelo, dando-lhe, assim, tempo para equipar as suas roupas (ou então rejeitar o duelo, caso não queira participar de todo).
Possibilidade 2 - O duelo só acontece caso o desafiado aceite, mas existe penalização para quem recusa.
Se a primeira possibilidade tornará os duelos mais raros, porque mesmo quem tem interesse em duelos poderá sempre recusar, então ter-se-ia que pensar numa solução. Por exemplo, se se desse o caso de o duelado não aceitar, poderia sofrer uma penalização ao nível do seu ranking de duelista. Desta forma, os interessados em duelos pensariam duas vezes antes de recusarem sob pena de serem penalizados, ao passo que quem não liga a duelos seria penalizado em algo que não o prejudica.
Possibilidade 3 - Quando alguém é atacado, é notificado e sabe a hora a que terá que estar equipado. O duelo só ocorre algum tempo depois do ataque.
Esta alternativa obriga sempre a que o defensor participe no duelo. No entanto, é uma melhoria em relação ao sistema actual, pois dá a oportunidade de este se equipar convenientemente para que, quando o duelo ocorra, as condições sejam minimamente equilibradas para ambos e cada um possa escolher o seu melhor conjunto. Nesta alternativa, o duelo funcionaria de forma semelhante a uma batalha de forte, em que todos os intervenientes têm conhecimento dos detalhes com antecedência (e.g., hora).
Possibilidade 4 - Os duelos mantêm-se como estão, mas existe uma forma de definir os equipamentos a serem usados em caso de ataque.
No limite, existe ainda a possibilidade de manter o duelo secreto (i.e., o defensor só toma conhecimento depois de o duelo acontecer). Neste caso, o duelo pode ser imediato (tal como acontece atualmente) mas existiria uma forma de cada jogador definir os equipamentos que devem ser considerados no cálculo do resultado do duelo, independentemente de estes estarem equipados na altura em que o mesmo acontece. Apesar de não ser ideal, sempre tornaria o confronto mais equilibrado e, consequentemente, justo.
Muitas outras possibilidades haverão e, quem sabe, todas elas melhores que as sugeridas. Acima de tudo, o que importa é fazer com que os duelos no jogo deixem de ser um meio de vingança mesquinho e que permite aos cobardes porem em prática aquilo que fazem melhor.
Cumprimentos e bom resto de Domingo.
Por definição, um duelo é um "combate premeditado entre dois adversários, com armas iguais". Se quisermos ir um pouco mais fundo, encontramos, inclusivamente, indicadores de que o velho oeste era bem mais tranquilo do que os filmes podem sugerir. A maioria das cidades não permitia o porte de armas à cintura, o que levava a que os piores bandidos levassem a cabo os seus ataques em zonas remotas (i.e., afastadas das cidades). Diz-se também que os duelos "no meio da rua" não existiram ou, se ocorreram, foram nas ditas "cidades sem lei".
Curiosamente, a noção de "duelo" no The West vai, em todos os sentidos, contra aquilo que parecem ser os relatos históricos existentes. Por experiência própria, arrisco-me a dizer, e não me devo enganar, que a vasta maioria dos duelos que ocorrem diariamente no jogo são tudo menos premeditados e, muito menos, entre adversários que se encontram em igualdade de circunstâncias. Nem o facto de os duelos da vida real serem, tipicamente, fora das cidades está de acordo com a implementação do jogo, visto que, no The West, um jogador só pode ser duelado quando pertence a uma cidade.
Com isto, fica aqui a minha reflexão de como os duelos no The West poderiam ser ajustados para se tornarem mais realistas e, simultaneamente, mais justos para ambos os envolvidos.
Possibilidade 1 - O duelo só acontece caso o defensor aceite.
À semelhança das batalhas de forte e das aventuras multi-jogador, é legítimo que um jogador que não gosta de duelos possa escolher não participar nessa vertente do jogo. A verdade é que há muitos jogadores que não querem, de todo, saber de duelos e, o facto de qualquer um os poder atacar quando se encontram focados noutras áreas do jogo e com as defesas em baixo, apenas os prejudica, sendo que muitas das vezes os duelos não são mais do que ataques pessoais sem fundamento.
Nesse sentido, uma possibilidade seria o duelo só ocorrer caso o defensor aceitasse o duelo, dando-lhe, assim, tempo para equipar as suas roupas (ou então rejeitar o duelo, caso não queira participar de todo).
Possibilidade 2 - O duelo só acontece caso o desafiado aceite, mas existe penalização para quem recusa.
Se a primeira possibilidade tornará os duelos mais raros, porque mesmo quem tem interesse em duelos poderá sempre recusar, então ter-se-ia que pensar numa solução. Por exemplo, se se desse o caso de o duelado não aceitar, poderia sofrer uma penalização ao nível do seu ranking de duelista. Desta forma, os interessados em duelos pensariam duas vezes antes de recusarem sob pena de serem penalizados, ao passo que quem não liga a duelos seria penalizado em algo que não o prejudica.
Possibilidade 3 - Quando alguém é atacado, é notificado e sabe a hora a que terá que estar equipado. O duelo só ocorre algum tempo depois do ataque.
Esta alternativa obriga sempre a que o defensor participe no duelo. No entanto, é uma melhoria em relação ao sistema actual, pois dá a oportunidade de este se equipar convenientemente para que, quando o duelo ocorra, as condições sejam minimamente equilibradas para ambos e cada um possa escolher o seu melhor conjunto. Nesta alternativa, o duelo funcionaria de forma semelhante a uma batalha de forte, em que todos os intervenientes têm conhecimento dos detalhes com antecedência (e.g., hora).
Possibilidade 4 - Os duelos mantêm-se como estão, mas existe uma forma de definir os equipamentos a serem usados em caso de ataque.
No limite, existe ainda a possibilidade de manter o duelo secreto (i.e., o defensor só toma conhecimento depois de o duelo acontecer). Neste caso, o duelo pode ser imediato (tal como acontece atualmente) mas existiria uma forma de cada jogador definir os equipamentos que devem ser considerados no cálculo do resultado do duelo, independentemente de estes estarem equipados na altura em que o mesmo acontece. Apesar de não ser ideal, sempre tornaria o confronto mais equilibrado e, consequentemente, justo.
Muitas outras possibilidades haverão e, quem sabe, todas elas melhores que as sugeridas. Acima de tudo, o que importa é fazer com que os duelos no jogo deixem de ser um meio de vingança mesquinho e que permite aos cobardes porem em prática aquilo que fazem melhor.
Cumprimentos e bom resto de Domingo.