FORTES - Manual de Guerra

  • Iniciador do tópico DeletedUser2490
  • Data de início
Estado
Não está aberto para novas respostas.

DeletedUser2490

Guest
Este Tutorial foi escrito por Darklands do M2. Está muito bom...

----------------------------------------------------------------------

MANUAL de GUERRA

INTRODUÇÃO

Atendendo à importância que os fortes e as batalhas têm nesta fase do jogo, resolvi fazer este manual de forma a tentar responder às muitas dúvidas que me colocam todos os dias.

Os mais experientes poderão ter vontade de rir por vezes, mas este manual foi feito a pensar em todo o tipo de jogadores, porque nas batalhas precisámos de todos.

Também tenham em consideração que não sou nenhum iluminado. As indicações que dou baseiam-se em pesquisa feita em foruns, em dicas de companheiros e muito na minha própria experiência de batalha - por isso pode estar alguma coisa errada.


1 - COMO PARTICIPAR NUMA BATALHA

1.1 - Saber se há batalhas

Para participar numa batalha, é preciso que haja alguma marcada.
Na vossa página de entrada, no menu da direita, a última opção é "Resumo do forte".
Entrando aí vêem as batalhas que estão marcadas, qual o forte que vai ser atacado, a que horas, e se passarem o rato por cima da indicação da hora da batalha, vêem também quem é o atacante e respectiva cidade.

1.2 - Participar na Batalha

Para participar numa batalha é necessário estar no forte onde se vai realizar, antes da hora marcada para o início - é impressionante a quantidade de pessoal que chega tarde ao local.

Mas não basta estar no forte - é preciso, depois de chegar lá inscrever-se na batalha - para isso, clicam no forte e no quadro que se abre, em baixo à direita, tem um botão que devem clicar.

A seguir, perguntam-vos se querem Defender ou Atacar - é só escolher - mas cuidado, depois de optarem já não podem voltar atrás, por isso escolham o lado certo (é impressionante a quantidade de pessoal que se engana).

Depois de escolherem Defesa ou Ataque, pedem-vos para confirmarem se querem mesmo participar na batalha - é só confirmar.

A seguir aparece-vos o esquema do forte, com as zonas de Defesa a azul e as zonas de Ataque a vermelho.

1.3 - Colocação da vossa Personagem

A colocação da personagem na posição inicial para a batalha não é determinante, mas pode ser muito importante para o que vão conseguir fazer durante a mesma.

Provavelmente já receberam antes indicações dos vossos líderes sobre a posição inicial que devem ocupar, quer estejam a defender ou atacar. Claro que podem decidir ir para um local diferente, mas lembrem-se que aqui são soldados e um bom soldado sabe que respeitar a estratégia é essencial para alcançar o sucesso. Se discordam da estratégia, discutam isso com o vosso líder antes da batalha - depois cumpram o estabelecido.

A colocação do personagem obedece a uma
Regra Importante - Nunca ficar isolado, por muita vontade que tenham de ser heróis - aqui quem fica isolado, morre cedo e não causa danos ao inimigo. Por isso devem tentar sempre colocar o boneco junto dos vossos companheiros que já lá estão - se forem os primeiros a chegar coloquem-se na zona que foi estabelecida antes (pelos líderes) e esperem que os companheiros que cheguem depois se juntem a voces.

Nestas batalhas nunca se esqueçam que dependem de voces mesmos, mas dependem muito do que fazem os vossos companheiros - o efeito de grupo ou bloco é muito poderoso, aumenta os danos causados e distribui os danos sofridos, diminuindo muito a hipótese de cada um morrer rápido.

1.4 - Colocação - O Segundo Clique

Quando vão colocar o vosso boneco, ao lado do esquema do forte, à direita, já devem ter reparado que existem 3 instruções do jogo para o fazerem.
Em relação a isso, cuidado, há um
Alerta Importante - as indicações que lá estão enganam muito e têm provocado grandes problemas (provavelmente é tradução mal feita)

O problema é a instrução nº2, em que vos diz para darem um segundo clique para escolherem o vosso alvo (o 1ºclique é para colocar o boneco). É lógico que a tradução está errada, porque vocês não conseguem antes da batalha ver onde está o inimigo, logo como poderiam escolher um alvo?

Esse 2º clique serve para indicar o ponto para onde voces se querem deslocar depois de começar a batalha.
Como não sabem onde está o inimigo, a minha sugestão é que dêem o 2º clique num quadrado ao lado daquele em que estão ou até no mesmo quadrado em que estão colocados.
Depois de clicarem, verão um pequeno alvo ou mira vermelho no local em que clicaram.

É sempre melhor dar o 2ºclique (há quem não o faça), estejam online ou offline na hora da batalha.
Se estiverem online, não há qualquer problema porque controlam o vosso boneco directamente e podem mudar as deslocações.

Se estiverem offline na hora da batalha é muito importante ter dado o 2º clique, porque se não o tiverem feito, o "cérebro automático" vai assumir que o vosso objectivo é conquistar a bandeira (se atacam) ou defender a bandeira (se defendem) e vai fazer o vosso boneco deslocar-se para a bandeira desde o início, o que na maior parte dos casos não é aconselhável.

1.5 - Mudar a Colocação Inicial

Depois de já terem colocado o boneco, com o 1º e 2º cliques, podem querer por qualquer motivo, mudar a posição dele.

É possível fazer isso antes da batalha se iniciar - basta clicar no boneco e arrastar para a nova posição escolhida.

Não se esqueçam é que depois de o boneco estar na nova posição, têm novamente que dar o 2ºclique seguindo as indicações que dei acima.
Senão, depois da batalha começar, o vosso boneco desloca-se para o ponto onde tinham antes dado o 2ºclique.

1.6 - Oops... Alinhei no Lado Errado. E Agora?

Como sempre, nestas coisas há pessoal mais distraído, que ao inscrever-se na batalha indicou que queria Atacar quando era para Defender, ou o contrário.

Simplesmente não é possível cancelar e mudar de lado.

Entrar na batalha como se não se passasse nada não é solução - ajudar o inimigo contra os próprios companheiros é alta traição e pode dar direito a expulsão da cidade.

Há 2 soluções:

A primeira é sair do forte e não estar lá na hora da batalha - ir trabalhar, voltar para casa, tudo o que quiserem menos ficar no forte. Vão receber uma mensagem do sistema a chamar-vos desertores, mas isso não interessa nada.

A segunda é participar na batalha como espião e transmitir as informações do posicionamento do inimigo ao seu líder.
Mas atenção - não podem andar lá no meio aos tiros.
Tiram as roupinhas e as armas todas ao vosso boneco, e todos nus, vão colocar-se no cantinho mais afastado da confusão e dão o 2ºclique aí também para o boneco não avançar.
Esta forma de participar deve ser autorizada pelo vosso líder antes da batalha (para não levarem na cabeça depois).
Quando virem um gajo todo nu lá no meio da batalha, já sabem o que se passa.

1.7 - Participar - Online / Offline

Para participar numa batalha não é preciso estar online na hora em que ela acontece.
Desde que estejam no forte, se tenham inscrito para a batalha e colocado na posição inicial, o vosso boneco participa em automático.
Só têm que ter atenção à questão da colocação e do 2ºclique - mais nada - a partir daí o boneco trabalha sozinho.
E já vi muitos casos em que até trabalha melhor no automático do que controlado online - mas esses não servem de exemplo.

Como existe esta possibilidade de participar, não há desculpas para alguém deixar de estar presente e não ajudar a cidade e os companheiros.

1.8 - Participar - Desmaiado em Duelo

Já muitas vezes recebi mensagens de companheiros a dizer que não podiam participar na batalha, porque tinham sido desmaiados num duelo.

Não tem nada a ver uma coisa com a outra.

Se forem desmaiados em duelo, não podem duelar durante 48 horas, mas em batalhas podem entrar em todas as que quiserem, desde que tenham Saúde suficiente.

1.9 - Participar Porquê ?

Há pelo menos três boas razões para participar nas batalhas.

A primeira é a vossa obrigação para com a vossa cidade e os vossos aliados - não estar junto dos companheiros nas guerras demonstra falta de interesse a todos os níveis. E se voces não querem saber deles, porque é que eles hão-de querer saber de vocês ?

A segunda razão é poder ganhar muitos pontos de experiência em pouco tempo. De facto, mesmo não fazendo uma grande batalha, consegue-se ganhar 500 pontos (acertando em menos de 10 inimigos e causando dano entre 1200 e 1500).
Se fizerem uma boa batalha, poderão ganhar 1000, 1500 ou até mais pontos.
Ainda poderão ganhar, se no final sobreviverem e forem vencedores, itens mais ou menos valiosos - depende de ser um forte pequeno, médio ou grande e também de ter alguma sorte (não sai a todos)

A terceira razão é... porque é divertido. Muito divertido mesmo. Tem havido batalhas fantásticas que qualquer jogador que se preze aprecia.

1.10 - Participar ? Eu sou Construtor

E daí ?
Dizer que não participam porque são construtores, é o mesmo que dizerem que não participam porque são mulheres, ou cozinheiros, ou políticos ou outra coisa qualquer.

Ao contrário dos duelos, em que percebo perfeitamente que um jogador que se especializou na construção, não entre em duelos, nas batalhas qualquer um pode participar e contribuir muito para uma vitória.

As habilidades que contam para as batalhas são diferentes e tenho visto alguns cozinheiros... perdão construtores, a fazerem muito bem o papel de soldados.

Para mais, nos duelos quem perde ou ganha é o próprio, nas batalhas perde ou ganha a cidade inteira.
 
Última edição por um moderador:

DeletedUser2490

Guest
FORTES - Manual de Guerra (Continuação)

2 - PREPARAÇÃO PARA A BATALHA

2.1 - Armas

Como sabem, junto com os fortes apareceram uma série de novas armas, chamadas Armas de Longo Alcance ou Armas da Mão Esquerda.

Nas batalhas dos fortes, só essas armas servem para causar dano ao inimigo. Se participarem numa batalha sem uma dessas armas, vão atirar pedras e causar um dano insignificante. E é assim, mesmo que tenham uma grande arma de duelo (das antigas).

Por isso, se ainda não compraram, comprem. Não fiquem à espera de ter dinheiro para comprar a melhor de todas. Qualquer uma serve para entrar na batalha e há algumas muito baratas.

2.2 - Habilidades que Contam

Segundo a Ajuda do Jogo, há 5 habilidades que influenciam o nosso desempenho numa batalha: Mira, Evasão, Liderança, Tolerância e Esconder.

Na teoria:
Mira, influencia a probabilidade de acertar no inimigo
Evasão, diminui a possibilidade de vos acertarem
Liderança, aumenta o dano causado pela vossa arma
Tolerância, diminui o dano que vos causam quando acertam
Esconder, diminui as hipóteses de vos acertarem

Na prática, a experiência diz-me que o que interessa mesmo é Mira, Evasão e Saúde.
As outras contam claro, mas tem-se o máximo que se puder ter e é suficiente.

Ou seja, muita Mira para acertar no inimigo, muita Evasão para o inimigo não vos acertar e muita Saúde para aguentar o máximo de tempo possível em luta.

* Liderança é usada por atacantes e defensores para disparar ou tentar desviar-se de um tiro

* Esconder é usado quando um defensor dispara ou tenta desviar-se de um tiro.

* Tolerância é usada quando um atacante dispara ou tenta desviar-se de um tiro

2.3 - Roupas

Perguntam-me muitas vezes quais as melhores roupas para as batalhas.

É possível dar uma resposta, mas depende muito de como cada um tem distribuídos os pontos pelas Habilidades.

Como sugestão, diria:
Pescoço - uma gravata - todas dão saúde e liderança pelo menos
Cabeça - chapéu vistoso - dá mira, evasão e saúde
Corpo - casaco comprido vistoso - dá mira
ou - poncho verde - dá 7 de evasão - o azul dá mira e evasão
Calçado - botas castanhas - dá 12 evasão

Algumas armas de duelo também dão uns pontinhos adicionais nas habilidades que contam - por exemplo há um revólver (aquele que parece um pimenteiro) que dá Evasão - se tiverem, coloquem.

Isto, como disse antes são sugestões, mas cada caso é um caso.

Pormenor importante - Não se esqueçam que quando equipam o boneco com roupas que dão Saúde, a vossa barra de saúde aumenta mas não fica logo cheia - por isso coloquem esses itens o tempo suficiente antes da batalha, para que na hora a barra de saúde esteja no máximo.

2.4 - Saber a Estratégia

Se as coisas funcionarem como deve ser, os líderes da tua cidade e os aliados envolvidos na batalha, falam antes e estabelecem uma estratégia.

Concordes ou não com a estratégia, é melhor ter uma do que não ter nenhuma - e havendo tens que saber qual é - para isso ou recebeste uma mensagem ou deves consultar o forum da cidade.

São coisas que dão trabalho e muitas vezes significam a diferença entre uma vitória e uma derrota - por isso o mínimo que podes fazer é ler as mensagens e o forum.

3 - DURANTE A BATALHA

3.1 - Rondas

Cada Ronda é um espaço de tempo em que todos os presentes disparam e têm possibilidade de se deslocar.

A primeira ronda é a maior de todas, para dar possibilidade de ao veres as posições do inimigo, melhor planeares as tuas deslocações.

Segue-se um número indeterminado de rondas, terminando apenas quando uma das partes elimine a outra, ou a batalha fique num impasse em que nenhuma das partes avança, nem consegue disparar contra a outra - neste caso ganha quem defende ou quem ataca se entretanto tiver chegado à bandeira.
Também termina, se os atacantes conseguirem chegar à bandeira e defender a posição sem morrer durante 10 rondas seguidas.


3.2 - Apontar e Disparar

Ao contrário do que muita gente ainda pensa, Apontar e Disparar é sempre automático e nada podes fazer para alterar isso.

O teu boneco aponta e dispara sempre contra o inimigo que estiver mais próximo.

Como é igual para todos, já sabes que se fores o mais próximo de um inimigo, ele vai disparar contra ti. Se forem muitos e tu estiveres isolado, levas uma chuva de balas e foste.

3.3 - Movimentação

Se estiveres offline, o teu boneco apenas se movimenta para o local onde deste o 2ºclique após a colocação inicial.

Se estiveres online, podes deslocar-te dentro e fora do forte.

Como é única coisa que controlas durante a batalha, deves dominar as técnicas de deslocação na perfeição.

Em cada ronda, depois de todos dispararem, podes marcar uma deslocação do teu boneco.

Para isso, clicas em cima do boneco (a côr dele passa de amarelo para verde) e vês uma pequena seta preta.
Se clicares de novo em cima do boneco, sem largar, podes arrastar a seta até ao ponto para onde queres ir.
Para fixar a posição, largas o botão do rato nessa mesma posição.

A partir daí, o boneco vai tentar chegar o mais rápido possível ao ponto que indicaste.
Se a deslocação for curta e dentro do sector em que estás, será feita num único movimento.
Se a deslocação for mais longa e atravessar sectores, será feita passo a passo durante várias rondas.

Deves evitar marcar deslocações muito longas, porque entretanto o rumo da batalha e as posições dos outros podem mudar muito.

Podes sempre alterar uma deslocação que definiste antes, iniciando de novo o processo - clicar no boneco, arrastar e largar no novo ponto.

Atenção - não consegues deslocar-te para dentro de um sector onde esteja algum inimigo - só se o desmaiares primeiro.

3.4 - Comportamento em Batalha

Uma batalha coloca frente a frente dois exércitos - tu és parte de um deles e deves agir de acordo com o objectivo do teu exército. Ou seja, primeiro está o jogo colectivo e deves sempre pensar que aquilo que fazes em batalha afecta para bem ou para mal os teus companheiros.

Por isso, tem sempre em conta que para tu ganhares alguma coisa com a batalha, o teu exército tem que ganhar a batalha.

O efeito de bloco nestas batalhas é muito forte, portanto tenta acompanhar as movimentações dos teus companheiros de forma a aumentar as hipóteses de sucesso.

Se te derem instruções para defender ou atacar uma zona específica, cumpre essas indicações, mesmo que signifique "morrer" - se aguentares uma posição junto com os teus companheiros, terás contribuido como um bom soldado para o sucesso de todos.

Pensa sempre que o sucesso do teu exército na batalha é muito mais importante do que pontos ou glória individual - aqui és um soldado - age como um soldado.

Por último utiliza o terreno a teu favor - se tens locais em que consegues alvejar o inimigo sem te expores demasiado, aproveita-os.
Ninguem ganha nada em avançar destemidamente para o inimigo - tu morres rápido e o teu exército fica com menos um soldado.

Alteração da actualização 1.27:

Foi definida a ordem da vez nas batalhas nos fortes: o dono do forte e os membros da cidade atacante são os primeiros, seguidos da posição de recrutamento, pontos de liderança, tolerância e evasão.

Alterações da actualização 1.28:

Bónus de personagem nas Batalhas de Forte:
* Trabalhador - Bónus de sector aumentado por 40% (80% com CP)
* Aventureiro - Depois de ser atingido pela 2º vez, têm mais 25% (50% CP) hipóteses de não ser atingido de novo de todo (fica mais ou menos invisíveis).
* Duelista ( pistoleiro e soldado ) - Têm a possibilidade de 10% (20% CP) de dar um tiro crítico. Um tiro crítico dá mais 10% do máximo de pontos de saúde do alvo.

FIM

darklands
 
Última edição por um moderador:
Estado
Não está aberto para novas respostas.
Topo