[Brainstorming] Batalhas de Forte - Mudanças de paradigma

duarte lima

Member
Boa noite comunidade do The West,

Há algum tempo que estava para abrir a presente publicação no Fórum Externo a propósito de algumas particularidades quanto às batalhas de fortes com que muitos, ou pelo menos alguns de nós, nos debatemos diariamente.
Há muitos anos que ando por cá, assim como muitos de vós certamente andarão, e já fizemos centenas ou até milhares de batalhas e assistimos às mudanças de paradigma nas mesmas com a introdução de sets cada vez melhores do que os anteriores (tornando estes últimos completamente obsoletos para mera coleção). Contudo, com estas mesmas mudanças também há uma classe que tem vindo a tornar-se cada vez mais obsoleta (não exclusivamente mas se calhar de forma mais notória) enquanto outras ganham cada vez mais adeptos. A classe a que me refiro é à classe aventureira.
A título de exemplo temos o mais recente Campeonato Internacional de Batalhas de Forte, onde é possível ver, pela distribuição das diferentes classes nas batalhas, quais são as mais determinantes ou, pelo menos, as favoritas para uma prestação coletiva no global melhor nesta vertente do jogo. Compreende-se que assim o seja tendo em conta os excelentes bónus que as classes do soldado e do pistoleiro têm e que as tornam globalmente mais atrativas para muitos do que as demais classes.
Houve uma altura em que, de facto, senti que a classe aventureira era um acréscimo muito maior para a prestação de uma equipa numa batalha do que é neste momento. Continuam a desempenhar um papel que mais ninguém consegue, é certo. Mas, nem de perto o que já desempenharam outrora.
As batalhas evoluíram muito no sentido de saúde em quantidade absurda (para os chamados tanks) e no sentido de danos exorbitantes (para contrabalançar) e, neste momento, há tanto tanks como jogadores de dano às paletes. Neste espetro de tanks vs dano surgem desde logo à cabeça as classes do soldado e do pistoleiro, respetivamente, que, com os bónus dos sets, têm visto os bónus das suas classes a serem maximizados cada vez mais. Por outro lado, temos a classe dos trolhas. Uma classe que foi sendo também com o tempo mais menosprezada face às duas que referi anteriormente mas que eu considero ser bastante versátil pois conseguem ter stats nas batalhas de forte verdadeiramente invejáveis.
Todas estas 3 classes têm, de alguma forma, uma utilidade que se estende desde que a batalha começa até que acaba, ou seja, os soldados têm um bónus de saúde intrínseco que, com premium, é a dobrar assim como um bónus de liderança que, além de útil para o próprio, é útil para quem o rodeia. O pistoleiro, enquanto permanecer vivo, tem sempre o potencial de mandar um tiro crítico. O trolhas permanece com os seus stats ótimos para acertar tiros tanto quanto puder e, à semelhança dos soldados, quando é hora de assumir algum ponto conseguem esquivas bastante boas (não sempre, claro, mas que contam sempre para a prestação individual, no mínimo).
Por outro lado, o aventureiro não tem nenhum bónus de carácter individual: não tem bónus nos seus stats, não dá tiros críticos, nem esquivas faz praticamente e, o que tem, é um bónus incerto. Um bónus que só é útil SE for ativado enquanto o aventureiro tem saúde para assumir um sector que seja preciso para aguentá-lo duma forma que nenhuma outra classe consegue. Contudo, com os tiros absurdos que um jogador de dano dá nos dias de hoje, sendo a maioria desses jogadores da classe pistoleira e com a probabilidade de darem um crítico, os 2-3 tiros que um aventureiro podia levar numa ronda SE ativasse o seu bónus, rapidamente deixam um aventureiro com um pé na cova. E, assim, a única e mais valiosa utilidade que a classe tem torna-se diminuta ao invés de maximizada como acontece para outras classes… Considero que, de facto, o bónus dos aventureiros é, na teoria, o bónus mais bonito e nobre pois é o único que, mais do que individual, é de carácter (quase) exclusivamente coletivo numa vertente que também é ou deveria ser, na sua essência, coletiva. Perante isto corajosos são aqueles que escolhem esta classe para investir nas batalhas quando a administração do jogo não parece cuidar muito bem dela… É preciso ser-se algo masoquista até :p

Mas, deste mal dos danos exorbitantes, também sofrem os jogadores doutras classes que não sejam de dano pois também em tempos sentiram que tinham uma prestação individual mais digna do que hoje têm. Neste seguimento, ficam algumas questões então no ar:
- De que forma é que se poderiam rever os bónus da classe aventureira?
E, mais importante ainda:
- Qual a solução para tentar dignificar um pouco mais a prestação individual dos jogadores não de dano?

A resistência nas batalhas, na fórmula atual, mesmo em grande quantidade com os melhores sets faz duas coisas: 1) os jogadores não dano é como se fizessem festas; 2) jogadores de dano continuam a dar tiros enormes, ainda assim. Desta forma, acho que, se fosse possível, seria particularmente interessante se a resistência fosse adotada nas batalhas como um bónus em percentagem. Isto é, imaginemos um jogador que tenha um bónus de 10% de resistência. Tal significaria que seria capaz de reduzir cada um dos tiros recebidos em 10%, ou seja, se fosse um tiro de 300 reduzia 30, ou seja, o tiro seria 270. Por outro lado, se fosse um tiro de 1000, o tiro seria de 900 (reduziria 100). Falo apenas em números hipotéticos. Desta forma talvez a resistência passasse a ser uma componente efetivamente mais interessante e útil nas batalhas melhorando a jogabilidade quer para quem disparava tiros menores (que, em vez de fazer danos desmotivadores de 13 ou afins, passa a fazer uma coisinha mais decente) quer para quem recebe tiros deixar de receber tiros tão grandes e conseguir reduzi-los duma forma proporcionalmente significativa. Aqui o segredo estaria, claro, nos bónus que a equipa de desenvolvimento do jogo pensasse atribuir às roupas e tudo o mais para não reduzir demasiado os danos nem os reduzir de menos. Talvez, ao fazer isto, já devolvessem também alguma utilidade mais ao bónus que os aventureiros sempre tiveram, quem sabe, e seria 2 em 1.

Sintam-se à vontade para expressar o que acham do que supramencionei e acrescentar sugestões que achem pertinentes. Acho que, de facto, está em falta falar sobre o assunto. Não sei se conseguiremos chegar a algum lado mas não há como tentar.

Abraço,
Duarte Lima

PS: Peço desde já desculpa se fui demasiado parcial quanto à classe aventureira e fiz da nossa classe um mártir e um mar de rosas outras que não o são assim tanto. É possível visto que é a classe com que sempre joguei de forma mais dedicada :p Não me caiam em cima por causa disso :oops:
 

DeletedUser14568

Guest
Até concordo com o que o duarte lima disse. Ultimamente, no Deadwood, ando com uma build que me possibilite ter 15500 de HP, mais ou menos. Eu geralmente tomo tiros (não críticos) de 1300 de dano. Ou seja, vai ai 8% da minha HP em um tiro que não é crítico :D Claro que esses tiros tomo porque o player é full liderança, usa set Oficial e usa provavelmente Visores para dar buff de dano. Mas mesmo assim, um "tanker" perder quase 8% de sua HP para um "tiro comum" não sei se é justo. A ideia de reformular a resistência para que ela dê uma redução percentual no dano acho mais que justo, visto que tomo críticos de quase 3k de HP (tomei um do yapz que foi próximo disso hoje :X).

Mas enfim, não acredito que haverá alguma reformulação nesse sentido, até porque não sei se é de interesse darem um "buff" para os que tem HP para tankar :p
 

DeletedUser13856

Guest
Boas,

Exelecente tópico Duarte. Já tinha visto algumas ideias por ai como já também te disse por MP.

Na minha opinião a melhor maneira de tornar aventuras eficazes seria tornar o ativar apartir dos 2k/3k de Vida perdidos (evitaria o facto de levar 2 criticos e lá se ir a hp com os porcos) ou então aumentar o bonus de ativar de 50% para 75% com premium e 40% sem premium? (teriam de ser numeros testados pela Inno)

A reformulação das batalhas está na To Do List para a Inno fazer este ano pelo que responderam ao tópico que vou colocar no fim.

Outra Sugestão que também encontrei foi e que faria sentido, seria ou alterar a resistencia para % como falaste, para puder dar scale com o dano absurdo dos Pistolas, ou então de braço dado com uma das alterações do aventuras (para ambas as classes continuarem relevantes e não previligiar a outra) dar um bonus de resistencia aos Soldados, que premitisse builds com menos HP e mais resistencias, o que testando secalhar seria capaz de equilibrar a coisa.


Utilizar um servidor como falam no tópico como o CIBF para testes seria o Ideal, grande parte nem joga no Beta, duvido muito que as batalhas no Beta sejam testadas realmente de forma impactante, enquanto no CIBF terias contas a 150 grande parte com sets upados e a realmente a competir por fortes, dai estas alterações poderem ser implementadas lá e testadas (alteração de classe acho que faria sentido para puder se testar com diferentes numeros de aventuras/soldados)


Por fim deixo os tópicos de referencia abaixo :)

https://forum.the-west.net/index.php?threads/use-the-ifbc-branch-to-test-pvp-balancing.58712/
https://forum.the-west.net/index.php?threads/balancing-fort-battles.58279/
https://forum.the-west.net/index.php?threads/damage-class-balance-of-ffs.58240/#post-768834
https://forum.beta.the-west.net/index.php?threads/situation-of-the-game.3477/
 

kimba

Active Member
eles falam falam.....
mas a inno é que decide.

Por muito que sejam de louvar as iniciativas, sem as fazer chegar à INNO e participar nas decisões, é um exercício inglório. Falta de gente com vontade de mudar não há, falta de gente que se interessa pela sobrevivência do jogo também não. Mas parece que tudo cai em saco rôto.
Até mesmo no fórum do servidor Beta, não faltam pessoas com ideias, com sugestões e sei lá mais o quê. Mas quando a contestação aumenta até optam pelo silêncio, por isso, se não for para bater palmas e dar um bocado de graxa aos iluminados que desenvolvem o jogo, tudo não passa de um ruído de fundo que eles se apressam a silenciar.

Já de si é difícil agradar a tanta diversidade de povos que fazem o universo The West, mas é fácil sim agradar a quem os sustenta, e esses são ouvidos e têm resposta. Num mundo que gira à volta do sucesso financeiro, erradamente, há mais coisas que deveriam ser valorizadas, encontra-se a resposta para tudo desde que venha daí dinheiro. Há uma comunidade que vê serem sempre satisfeitas as suas reivindicações.
Quero com isto dizer que as boas ideias que se possam ter não vão passar disso, boas ideias. Até acredito que receiam ter de pagar alguma coisa a alguém se implementarem ideias vindas de fora, daí nem lhes darem ouvidos. Isto soa a divagação, mas é o que nos resta quando se vê tanta boa ideia a não ser aproveitada...

Não é de agora e nem fui o primeiro, mas há uns anos se pediu uma via de comunicação aberta para a INNO com as sugestões da comunidade dos servidores PT. Não era viável na altura, nem sei se será alguma vez.
Acredito que a boa vontade do suporte PT esbarre contra o autoritarismo e casmurrice típicas dos teutónicos. Eles é que sabem e ponto final.

Parabéns pela iniciativa Duarte (por muito que me custe ler o texto escrito num dialecto) e boa sorte com a tua pretensão. No que for preciso, estou aqui para ajudar.
 

lordofgods

Member
Até queria comentar e deixar uma opinião de jeito...mas os que falaram antes de já fizeram isso :)

Na tarefa de equilibrar este jogo, o raciocínio que o Duarte falou também me parece o mais correto. Com o aumento tremendo dos Bonus é preciso que as formulas (antiquadas) acompanhem essa evolução, e a maneira mais facil é por as coisas é forma de "%". Resistência em bónus percentual já seria mesmo uma GRANDE ajuda neste departamento. Também concordo que o Aventureiro é das classes mais menosprezadas, e o decorrer das batalhas indicam que " a equipa que tiver menos Aventureiros ganha" (ou pelo menos tiver o minimo aceitável, porque continua ser uma classe bastante importante nas Defesas de Fortes).

Concordo com o Kimba, infelizmente...mas mesmo se for irrelevante esta iniciativa, eu quero fazer parte dela...e tentar dar peso à nossa voz.

Recomendo também que vão ver os links que o Fallen publicou, é aí que ocorrem as discussões propriamente ditas, mas aqui no nosso humilde suporte PT também conseguimos ver aquilo que iria melhorar o nosso jogo!
 

lordofgods

Member
Outras coisas que mereciam uma ajuda, que se tornaram irrelevantes com o dito aumento dos Bonus, seria os Bonus de Torres! Como se viu no CIBF, foi que a Defesa perdia na grande maioria das vezes...e um dos fatores pode ser este mesmo, que as Torres já não dão grande Bónus (comparado com as roupas). A resolução que apresentaram a este problema foi simplesmente reduzir o número de Atacantes, e gostei da iniciativa e acredito que num próximo mundial irá ajudar...mas foi como usar um penso rápido para parar um sangramento.

Seria melhor Calibrar os bónus das torres de acordo com os níveis atuais de Bonus (antes 20 de Defesa significava bem mais do que agora), porque simplesmente mexendo nuns números máximos...daqui a uns 2 anos quando os Bónus voltarem a crescer iremos ter o mesmo problema. As coisas estão demasiado desatualizadas...

(Outra coisa em ter em atenção seria a Formula de Dano, Penalização de Distância, etc.)
 

lordofgods

Member
Neste momento está a haver um movimento no servido do Beta que consiste em reformar as Formulas de Dano e Resistência!

Como também falei no forum de lá...as formulas apresentadas ainda não são as melhores, mas o passo é apreciado. Existe melhor leitura lá, tanto como no forum dos "events", mas posso falar brevemente sobre isso.

O que foi apresentado foi algo do género de incluir Esconder/Armadilhas Mira/Evasão e Liderança nas Formulas de Dano e Resistência, O objetivo que eles falam é de diminuir os extremos que estamos já acostumados, ou seja um Pistoleiros de 1590HP full Dano e um Soldado de 30k de HP...o objetivo é que se tente equilibrar algo mais para o centro.
A nova formula de Resistência pouco ou nada muda...enquanto que a de Dano mudaria bastante, claramente teria de haver uma nova "Build" para acompanhar estas mudanças, e otimizando as Builds teriamos alguns resultados deste género:
-1590HP full Dano perderia cerca de 50 Dano mas ganharia 5 de Acerto
-13000HP poderia aumentar cerca de 300 Dano (por tiro) chegando a tiros de 900
-8000HP ficaria com menos 150 Dano"Full Liderança das formulas de agora" (por isso com set União e tal...consiguiria fazer à volta de 1350 por tiro)

Estes números claramente são de longe satisfatórios...e claramente que não passaram para os nossos servidores, vou-me manter vigilante para ver possíveis alterações...Falou-se de ser precisos "testes", por isso este processo todo deve demorar. Mais uma vez, é bastante positivo estarmos a discutir o futuro do equilíbrio das Batalhas!
 

DeletedUser14074

Guest
eles falam falam.....
mas a inno é que decide.

Por muito que sejam de louvar as iniciativas, sem as fazer chegar à INNO e participar nas decisões, é um exercício inglório. Falta de gente com vontade de mudar não há, falta de gente que se interessa pela sobrevivência do jogo também não. Mas parece que tudo cai em saco rôto.
Até mesmo no fórum do servidor Beta, não faltam pessoas com ideias, com sugestões e sei lá mais o quê. Mas quando a contestação aumenta até optam pelo silêncio, por isso, se não for para bater palmas e dar um bocado de graxa aos iluminados que desenvolvem o jogo, tudo não passa de um ruído de fundo que eles se apressam a silenciar.

Já de si é difícil agradar a tanta diversidade de povos que fazem o universo The West, mas é fácil sim agradar a quem os sustenta, e esses são ouvidos e têm resposta. Num mundo que gira à volta do sucesso financeiro, erradamente, há mais coisas que deveriam ser valorizadas, encontra-se a resposta para tudo desde que venha daí dinheiro. Há uma comunidade que vê serem sempre satisfeitas as suas reivindicações.
Quero com isto dizer que as boas ideias que se possam ter não vão passar disso, boas ideias. Até acredito que receiam ter de pagar alguma coisa a alguém se implementarem ideias vindas de fora, daí nem lhes darem ouvidos. Isto soa a divagação, mas é o que nos resta quando se vê tanta boa ideia a não ser aproveitada...

Não é de agora e nem fui o primeiro, mas há uns anos se pediu uma via de comunicação aberta para a INNO com as sugestões da comunidade dos servidores PT. Não era viável na altura, nem sei se será alguma vez.
Acredito que a boa vontade do suporte PT esbarre contra o autoritarismo e casmurrice típicas dos teutónicos. Eles é que sabem e ponto final.

Parabéns pela iniciativa Duarte (por muito que me custe ler o texto escrito num dialecto) e boa sorte com a tua pretensão. No que for preciso, estou aqui para ajudar.


E isto resume a Innogames e a staff do The-West, enquanto o cash entrar por X e Y jogador o que interessa é manter estes felizes, o resto é palha para queimar. Ainda espero o dia de reaver os meus 20euros do set de armas da união ou os meus 13.000.000$ in-game da sniper a 5 que fiz pouco antes das armas de set serem ridiculamente superiores a esta arma (por alguma razão que não entendo, porque 13.000.000$ na minha altura exigia MUITO, MUITO, farm.)

Basicamente tenho 13.000.000$ empatados num inventário, que não me permitem evoluir os restantes sets, não uso porque tenho algo melhor que me custou 20€ da carteira, e se soubesse o que sei hoje, nem 1 cêntimo cá tinha gasto, este jogo tem sem dúvida a pior staff em termos de ouvir a comunidade que já alguma vez vi em 14 anos de videojogos, nunca antes visto mesmo, já joguei desde MMOs, RPGs, FPS, MOBAs e tudo mais, e TODOS eles ouviram a comunidade inúmeras vezes, excepto esta empresa chamada de Innogames, que se anónima atrás de falsos contactos, nomes alemães que não percebem inglês e que quando se tenta preencher uma queixa formal fogem com desculpas rascas e sem provar sequer com os direitos e termos de utilizador.

Mas isto é um problema da Innogames, o problema dos aventureiros como o duarte lima refere é um problema que vem desde 2008 quando os aventureiros não tinham utilidade nenhuma, nunca tiveram, nunca hão-de ter, e sempre foi a minha classe preferida. Espero que um dia a Innogames seja uma empresa séria como faz parecer ser e represente os valores que diz ter, que não tem, e se chegue à frente e diga "Jogadores, nós errámos, vamos de facto analisar a situação e proceder a mudanças, obrigado pelo vosso apoio", nesse dia, nesse mesmo dia, eu apago o meu boneco e mando fora literalmente todo o meu tempo e dinheiro gasto no personagem como forma de pedido de desculpas pelo que disse acima, que provavelmente vai ser censurado, como de costume.
 

kimba

Active Member
Nunca vão admitir que erraram, pôr isso é que sabemos que são alemães....
Não conseguem fugir à natureza deles.
 

skylinex

Member
responder pela forma correcta da apreciacao, é da natureza anacronica de perceber o fundamento dual do resultado com que a evidenncia purifica perante o objectivo primordial.
 

rviegas21

Active Member
Deixo aki a minha ideia

Atualmente os trolhas recebem +20% de acerto e esquiva.
Pk nao aumentar esse valor para 30% ou 35% e dar aos soldados e aventuras os 20%? penso que ja ajudaria (nao muito) a equilibrar essas duas classes que neste momento sao o bombo da festa nas batalhas. Neste momento tem aventuras, trolhas e soldados que so aguentam 1 ronda a segurar 1 setor ou torre, havendo casos que nem 1 ronda aguentam.

bom jogo!
rviegas21
 

skylinex

Member
responder pela forma correcta é apreciar ir avante com a escolha do caminho para se chegar a um fim. a natureza anacronica em perceber o fundamento faz parte das caratacteristicas do nosso cowboy em acumular pontos e feitos. no fundamento dual entende se pela forma como perspectivamos o resultado e preparamos o nosso cowboy para os varios objectivos em pratica no jogo. na evidencia esta a morte ou a vida perante o resultado la esta purificador e glorioso do objectivo primordial, ou seja a causa compensa a formulacao de tactica de jogo com base em aumento de exp, pelas diferentes actividades
 
Topo