Volta a Portugal - 4ºetapa / Contestação

  • Iniciador do tópico DeletedUser14318
  • Data de início

DeletedUser14318

Guest
Pergunta
Qual o nome do monte onde termina a 4ª etapa da 79ª volta a Portugal?

Boa tarde,

Gostava de iniciar esta publicação, por dizer que uma contestação, feita num molde de discussão, significa um esclarecimento e apuramento do que realmente foi a pretensão em evocar a pergunta certa, para a 4ºetapa da Volta. Este texto reverte-se para delinear uma forma de ver, que pode estar correcta, mediante forem as razões para a génese do que mais interessa, o nome do monte em questão.
A pergunta é definida por um propósito ou finalidade de distribuir um conhecimento à priori, antecipando um conhecimento mais exaustivo, sobre o objectivo de responder acertadamente à questão da 4ºetapa da Volta.
Visto ser um Santuário, o monumento relacionado com o Monte da Farinha e este ser a designação certa para toda a historia e evolvente da geografia do local em questão, o propósito mais do que a relação, entre a periodicidade da aparência de Nossa Senhora no local e a numismática do nome do Monte, leva a querer que os dois estão relacionados. Isto pode ser verificado, com uma pequena pesquisa pela Internet e por em causa a correcção das respostas, enuncio a minha pois, respondi somente, Alto da Senhora da Graça.
É claro que a impulsão de um nome como a da minha resposta, leva a querer que não só o Monte esta inteiramente relacionado com o local e a própria historia, bem como através do nome da Nossa Senhora que apareceu no local.
Facto é que o Monte chama-se mesmo Monte da Farinha, mas tudo leva a querer, que todos os momentos de povoação, periodicidade de factos e historicidade do local, compõem um nome correcto que definem um relevo geográfico, não só para o ponto mais exacto do local como a relevância entre os semelhantes.
 

DeletedUser14318

Guest
Tendo equivocado e referir a numismática, como o estudo e origem da forma escrita dos nomes, queria referir o lapso, pela toponímia, essa sim o estudo dos referidos estudos citados.
 

neos

Active Member
Boa noite,

Muita gente (eu inclusivé) conhece a Senhora da Graça das várias etapas da volta que lá terminam, mas quase ninguém sabe o real nome do monte onde está construído o santuário. A pergunta foi feita exatamente com o sentido de ser feita alguma pesquisa para a responder (bastando chegar ao google e escrever "senhora da graça"). A referência a monte na pergunta ia-te ajudar a chegar à resposta correta, tal como deve ter acontecido a quem lá chegou. Era uma pergunta com rasteira, mas uma pergunta simples.

Cumprimentos, neos.
 

DeletedUser14318

Guest
Saudações

Não duvido que a resposta estaria acessível a toda a gente, será certamente um ponto de reflexão no momento de enunciar a resposta para perguntas, que simplificam o trajecto realizado pelos ciclistas e os pontos geográficos associados.
 
Topo