[Tutorial] Batalhas de Fortes

The Legit

Well-Known Member
Prelúdio

Saudações, este tutorial tinha inicialmente o objetivo de ser dirigido aos membros do Mundial de Batalhas de Fortes 2 (e foi lá colocado no fórum da cidade) mas penso que poderá ser útil a novos jogadores que querem procurar mais alguma informação sobre as Batalhas de Fortes.
Não é uma cópia exacta do que foi lá colocado mas é uma versão adaptada e em alguns aspetos melhorada.


Terminologia

Crit - Tiro crítico. É um tiro proveniente do bónus dos pistoleiros que deduz, adicionalmente ao tiro normal, 10% do hp máximo do inimigo.
Recuar - Movimentar-se para um sítio mais seguro ou sem miras (ex.: Recuar da torre para o interior do forte)
Mira - A área possível de disparo (a área mais clara quando se passa o cursor sobre o ícon de um jogador). Indica a área onde é possível disparar (para o mais próximo) assim como levar tiros (se for também o mais próximo do inimigo)
Setar - Colocar a ação de movimento sobre algum setor, posição ou alguém.
Troca - Cada jogador setar o outro de modo a trocarem de lugares no inicio da próxima ronda (exemplo, um jogador da linha da frente já tem pouco hp e pede troca de outro jogador com mais hp)
Vermelho - Quando se seta outro jogador e ele não seta de volta. Utilizado para indicar que a troca não está efetuada.
Verde - Quando se seta outro jogadore e ele seta de volta. Utilizado para indicar que a troca ira ser efetuada no inicio da ronda. (confirmável pela mudança da cor da seta de vermelho para verde.
Patentes - Traidor / Reservista / Recruta / Soldado Raso / Sargento / Capitão / General . Distribuídas para que exista uma ordem no disparo e movimento durante a batalha. Quanto mais alta a patente maior a sua prioridade na ação de tiro e movimento na batalha.
Recruta - Atribuição de patentes efetuada antes da batalha. Normalmente feita no chat de batalha.
Online/offline - Numa batalha há sempre jogadores onlines e offlines. É importante fazer a distinção de modo a atribuir patentes e saber com quem podemos contar.
Mira off - Local a setar aquando da inscrição da batalha para que na eventualidade de o jogador vir off à batalha (estar a personagem presente sem que a conta esteja ligada). Utilizado como estratégia fundamental em batalhas para o interesse maior do coletivo.
Subir torre/muro - Movimentar-se para esse setor.
Encostar ao forte - Movivementar-se para os setores diretamente encostados ao forte
Rush - Avançar em direção a esse local. Utilizado maioritariamente como 'rush bandeira' para indicar o movimento em direção à bandeira.
p1, p2, ..., p9 - Posição de 1 a 9 usualmente referindo-se para posições na torre.
(Ver na imagem)
Bloquear - É impossivel um jogador de uma equipa movimentar-se para um setor onde esteja um jogador da outra equipa, para tal o setor tem de estar vazio ou o jogador presente tem de morrer. Bloquear um setor implica movimentar-se para esse setor impedindo a passagem do inimigo.
L - Setores em forma de L usualmente referindo-se aos setores juntos às torres no exterior de alguns fortes e setores envolventes da bandeira em forma de 4 L's.
Setores bónus - Setores que possuem bónus de acerto/esquiva : Torres, muros, casas, portão.
Negativos - Setores de bónus negativos. Referem-se aos setores da bandeira e os L's que possuem bónus negativos para os atacantes.
Buff - Produto ou equipamento que dá bónus para as batalhas.
Comando - Liderança das ações e estratégias durante a batalha de fortes efetuada pelo comandante da batalha.

Visualização e terminologia dos fortes incluindo explicação das posições nas torres (p1,p2, (...), p9):
kzKZiuAoRbOBehcfODKaOw.png



Para participar

Para poderem participar numa batalha de forte a personagem deve estar fisicamente no local antes deste se iniciar, o que implica a deslocação para o forte com tempo de antecedência necessário.
Devem também realizar a inscrição na batalha indo ao menu de 'Multiplayer Games' Na aba de visualização em baixo, clicar em 'Fort Battles' e inscreverem-se numa (explicado no próximo tópico).


Posicionar-se no forte

1. Escolher uma posição clicando num dos quadrados dentro da posição inicial (Azul = defensores, Vermelho = atacantes)
2. Escolher um local para onde se irá movimentar (mira off)

Nota: Posicionar-se em lugares vagos e nunca em lugares já ocupados.


Na batalha

O objectivo dos atacantes é conquistar o forte, que pode ser feito de duas formas: ou desmaiando todos os defensores antes da ronda 55, ou permanecendo no centro do forte (bandeira) durante 5 rondas.
O objectivo dos defensores é defender e podem faze-lo ficando pelo menos 1 membro defensor vivo após a ronda 56, ou matando todos os atacantes.



Setores e Campos

No mapa de batalha existem sectores e campos. Os campos, são os quadrados onde está cada jogador, os sectores são as divisões maiores do mapa.
Não pode, no mesmo sector existir jogador de lados opostos, ou seja, só haver um atacante ou um defensor num determinado sector.
O jogador pode mover-se para fora do sector caso não existam adversários a ocupar, e pode também mover-se dentro do próprio sector.
Alguns sectores têm bónus positivos, tais como as muralhas, torres e o portão, e outros podem ter bónus negativos dependendo do seu lado, já que a bandeira e a zona circundante dão bónus negativos aos atacantes (-10 para a bandeira e -5 para a zona circundante).


Movimento

Para te movimentares, clica na tua personagem e depois clica para o local pretendido para onde te queres movimentar (de preferência um lugar vago, caso contrário irás automaticamente para o lugar vago mais próximo do lugar pretendido nesse setor, ou se estiver cheio ou for bloqueado não te irás movimentar. Nota: os movimentos também têm hierarquia de patentes)
Apenas é possivel um movimento de 1 em 1 setor não sendo possível movimentos na diagonal:
Diagonally_copy.jpg

Dica, movimentar de setor em setor em vez de setar logo vários setores à frente pois o 'AI' do jogo irá escolher o caminho mais rápido até lá e não o melhor.


Ordem de Movimentos

1.Os defensores disparam
2. Os defensores movimentam-se
3. Os atacantes disparam
4. Os atacantes movimentam-se


Disparar

Cada jogador dispara automaticamente para o oponente visível mais próximo. Primeiro disparam os defensores e só depois os atacantes.


Visibilidade

As áreas escurecidas mostram quais os campos que não pode disparar.

Nota: Para uma melhor visualização dos campos em que não pode disparar carregar com o lado direito do rato (mouse2) sob a janela da batalha de forte e colocar a 'Qualidade' na opção 'Baixa'


Distância

Quanto mais perto estiver de um jogador, maior é a probabilidade de lhe acertar, assim como se estiver muito longe, a probabilidade diminui, esta distância é calculada através do número de sectores e campos que separam os jogadores.


Sistema de Patentes

Por defeito o jogador ao inscrever-se na batalha fica como Recruta. As patentes são importantes porque podem definir quem entra na batalha e quem fica de fora. Define também a ordem de movimentos.

Dano
O Dano é determinado pela seguinte fórmula : Arma + (Arma * Liderança / HP Máxima) , sendo também influenciado por buffs e pela resistência do adversário(diferente da habilidade "resistência").


Estratégia de fortes individual

Diferentes 'roles' de jogadores requerem diferentes tipos e abordagens de jogo e movimento.
Por norma é necessário seguir sempre o comando mas com tanta gente no forte é impossível gerir todos os micro movimentos.
Como tal aqui estão algumas sugestões:
Idealmente deve-se procurar os locais mais próximos e com mais bónus para ter maior chance de acerto.
Pistoleiros/Dano: Têm pouco hp como tal nunca devem estar nas linhas da frente, devem estar atrás de tanks e procurar sempre disparar o máximo de número de tiros evitando estar em risco de sofrer tiros (por terem pouco hp). Devem ser eficientes com os movimentos e ter cuidado com empurrões.
Soldados Tanks: Enquanto têm hp devem procurar estar na frente e sempre atentos a pedidos de trocas. Quando têm pouco hp é melhor recuar e dar lugar a quem tem hp do que arriscar e morrer. Uma morte prematura é prejudicial; é menos 1 a disparar.
Aventureiros tanks: Segurar setores, segurar torres. Devido ao seu bónus de classe são os melhores nestas tarefas. Procurar estar em locais junto a torres especialmente em defesas e estar sempre pronto e atento para defender bandeira ou atacar bandeira caso necessário.

(Isto foi muito geral pois entrar em detalhe é muito complexo e só a experiência permite que o estilo de jogo de cada seja o mais ideal e eficiente possível).


Buffs

O melhor buff proveniente de ofícios é sem dúvida o cinto de munições. Seja para que classe ou estilo de jogo for. Idealmente todos terão um na batalha, para tal é necessário utilizá-lo como item utilizável. Tem 5 usos, enquanto este está ativo não devem participar em mpis pois cada mpi consome 1 uso.
Para além de cinto de munições que é um buff de arma é possível utilizar simultaneamente um buff de personagem (ex: Empanada de vegetais, Amuleto).

Nota: Certos buffs da loja podem ser melhores em alguns aspetos (estritamente dano, acerto ou esquiva), assim como algumas ervas (ex: Aloe Vera - +7 defesa).
Nota2: Buffs de +Dano aumentam o dano da arma de batalha, +Ataque aumentam os valores de acerto e +Defesa aumentam os valores de evasão a tiros (esquivas).


Builds

Nota, isto são apenas as builds mais usadas num aspeto muito geral.
Nota2, tudo isto provém da minha experiência e opinião, e como tal opiniões diferem.

  • Pistoleiro:
Build mais comum: Full Liderança (Atributos + Pontos)
Objetivo: Dano

  • Aventureiro:
Builds mais usadas:
-Build Tank: Atributos em Mobilidade e Destreza e habilidades em Pontos de Vida. Alguns pontos em Liderança também são por vezes utilizados.
-Build Full hp: Atributos e Habilidades em Pontos de Vida.
Objetivo: Ambas as builds focam-se em ser Tank, a build tank mais equilibrada sacrifica alguns pontos de vida para ter um aumento no acerto e esquivas (primariamente).

  • Soldado:
Builds mais usadas:
-Build Tank: Atributos em Mobilidade e Destreza e habilidades em Pontos de Vida. Alguns pontos em Liderança também são por vezes utilizados (sendo mais comum do que nos aventureiros).
-Build Full hp: Atributos e Habilidades em Pontos de Vida.
Objetivo: Ambas as builds focam-se em ser Tank, a build tank mais equilibrada sacrifica alguns pontos de vida para ter um aumento no acerto e esquivas (primariamente).

  • Trabalhador:
Build mais usadas:
-Build tank: Atributos em Mobilidade e Destreza e habilidades em Pontos de Vida. Alguns pontos em Liderança também são por vezes utilizados.
Objetivo: Fazer de tank, não tem tanto hp quanto soldados mas através do seu bónus de classe permite aos trabalhadores terem valores de acerto e esquiva muitos elevados.

-Build de dano: Full Liderança (Atributos e Habilidades)
Objetivo: Fazer dano. Apesar de não possuir do bónus de classe de mandar tiros críticos possui, pelo seu próprio bónus de classe, um valor mais elevado de acerto que torna esta build viável.


Sets/Roupas a usar

Nota: Isto é opinião pessoal
Nota2:
Isto varia de evento a evento pois a cada 3 meses são lançados sets novos que podem e eventualmente (dada a escala temporal) serão melhores que os já existentes.
Última vez atualizado: evento de Natal 2017
Nota3: Está dividido apenas por classes, dentro da classe a ordem não interessa.
Nota4: Evitei mencionar sets exclusivos (ex: armas de evento) e outras armas raras (ex: Caçadeira do Gerónino)
  • Tank:

Set de Roupas:
- As Melhores: Hombre, Pizarro, Cortes
- Viáveis: Explorador, Deadwood Dick, Bob Dalton

Set de Montadas:
- As Melhores: Pizarro, Hombre
- Viáveis: Deadwood Dick, Bob Dalton, Cortes

Set de Armas/ Espingarda:
- As Melhores: Hombre
- Viáveis: Espingarda Dourada, Jeremiah Johnson, Robert Lee, Cortes


  • Dano:

Set de Roupas:
- As Melhores: Amish
- Viáveis: Pat Garret, Robert Lee, Cook, Black Bart

Set de Montadas:
- As Melhores: Amish
- Viáveis: Cook, Wright, Black Bart, Pizarro

Set de Armas/ Espingarda:
Aqui tudo depende do nível de melhoria a que estão, as mais comuns/melhores são: Sniper de precisão, Pat Garret. Viável: Natty Bumppo



Bónus de personagem

O bónus de personagem duplica as vantagens de cada classe. Recomendo a utilização de modo a tirar o maior proveito de cada classe.


Batalhar offline

Se não for possível estarem Online no momento da batalha devem inscrever-se e enviar para lá a personagem antes da batalha na mesma. Podem ser necessários e devem cumprir com a mira off que é indicada pela liderança ou comandante da batalha.


Chat da Batalha

Ter o chat de batalha aberto durante uma batalha é fundamental.
Aí será feito o comando e visto que todos o devem cumprir tem de estar aberto e ter de ser lido.


Replay das Batalhas do 1º mundial:Replays CIBF 1
Replay das Batalhas do 2º mundial: https://www.westforts.com/ts1/events

Fontes e Leitura adicional:

Wiki The-west pt
Wiki the west en
wiki the west en.2
outro guia
westforts
 
Última edição:

DeletedUser14376

Guest
Excelentes noticias para quem aprende com quem tem mais exp e ritmo nas batalhas.
Novo topico, de bestial leitura para deduzir melhor as manobras de quem comanda e tantas vezes fica à espera de melhor resposta, por parte de quem tem o seu papel em foco em determinada posicao. Mesmo ainda nao ter tido tempo p delinear novas concepcoes do meu papel em tais ocasioes, recomendo a leitura intensiva e ainda melhor se alguem fosse nominado para esclarecimento de uma duvida pontual. Como de resto referi em antecipado comentario, sobre o papel da lideranca no CIBF.
Agradecimentos especiais ao Exm. Arq. Légumer, por disponibilizar informacao
 

DeletedUser13984

Guest
Sim senhor um bom tutorial para aprender logo tudo! é para tirar 20 valores no exame agora!
 

DeletedUser8757

Guest
Gostei e agradeço.

Aproveito este tópico para apresentar-vos um problema que se me deparou aquando da entrada para uma Batalha de Forte.
Chegou a hora do início da batalha e ao tentar entrar, apareceu ums mensagem a dizer qualquer coisa que já não me lembro bem, mas referia-se ao flash player.

Nessa Mensagem havia a opção de bloquear e eu, em vez de procurar saber o que se passava com a mensagem, cliquei nessa opção "bloquear" e não consegui entrar na respectiva.

A seguir, fui fazer o download do flash player e disseram-me que eu já tinha esse programa.

Aguardei pela próxima Batalha, registei-me e quando chegou a hora do início apareceu-me a informação de que o flash player estava bloqueado.

Alguém me pode ajudar como desbloquear este travão?

Fico-vos agradecido e sempre ao dispôr.
 

DeletedUser14376

Guest
Buenas noches,

Esta mais uma marcada presença do Sr. Légumer, como diversificado conhecedor dos processos e ferramentas que ocupam o nosso espolio de baterias utilizáveis para diferentes fins, como é um navegador de internet. Ao abrir a pagina podemos observar e encontrar tantos os mais e mais concebíveis exemplos de imaginação processável, neste mundo que tudo muda consoante a vontade e reposições do poder de escolher e ampliar a nossa busca pela procura de uma colecta útil e o mais simples possível, para que o propósito seja o mais imprescindível do grande momento de tornarmos o nosso conhecimento pela leitura e visão, tanto imprescindíveis para englobar as tendências que profícua no mercado, dos utilizadores de vários estratos e grupos diferentes da sociedade.
 

DeletedUser14374

Guest
primeiramente, antes do tutorial
comecem a fazer batalhas e a entrar nas mesmas senao ler tudo isto é em vão se n vao usar
 

DeletedUser8757

Guest
Amigo The Legit
Segui o teu conselho mas não encontrei o flash player nessa listagem de extensões do Chrome. Foi muito bom conhecer essa opção e por isso fico-te agradecido.

Através da ajuda do flash acho que consegui resolver o problema mas só terei a certeza quando houver outra batalha.

O conselho do flash foi o seguinte:

Abrir o Chrome;
Abrir o jogo;
Clicar no cadeado que está atrás do endereço e finalmente,
Permitir sempre neste Website em Notificações e em Flash.
 

The Legit

Well-Known Member
Outra maneira:

1) Vai aqui (escreve isso no endereço): chrome://components
2) Atualiza o Flash Player se não tive atualizado
3) Vai aqui: chrome://settings/content
4) Carrega na opção do Flash
5) Deve ter lá opção para ativar ou tirar o bloqueio do site do the-west
 

DeletedUser8757

Guest
Também fiz a 1ª e como estava actualizado segui outro rumo e acabei como expus acima.

The Legit, estás a jogar ou só jogas aqui no fórum? :D
 

The Legit

Well-Known Member
Atualização (já não consigo editar o post original) (NEGRITO)

Sets/Roupas a usar


  • Tank:

Set de Roupas:
- As Melhores: Hombre, Adams, Pizarro, Cortes
- Viáveis: Explorador, Deadwood Dick, Bob Dalton

Set de Montadas:
- As Melhores: Pizarro, Adams, Hombre
- Viáveis: Deadwood Dick, Bob Dalton, Cortes

Set de Armas/ Espingarda:
- As Melhores: Novas Armas Douradas, Hombre
- Viáveis: Espingarda Dourada, Jeremiah Johnson, Robert Lee, Cortes


  • Dano:

Set de Roupas:
- As Melhores: Amish
- Viáveis: Pat Garret, Robert Lee, Cook, Black Bart

Set de Montadas:
- As Melhores: Amish
- Viáveis: Cook, Wright, Black Bart, Pizarro

Set de Armas/ Espingarda:
Aqui tudo depende do nível de melhoria a que estão, as mais comuns/melhores são: Sniper de precisão, Pat Garret, Nova espingarda dourada. Viável: Natty Bumppo

Não mencionado por ser item exclusivo a pepitas: montada dourada (melhor montada para tank) , armas do chefe ajudante (dano)
 

DeletedUser14356

Guest
Bom este tutorial, recomendo 10/10
 
Última edição por um moderador:

soulsiick

Xerife
Membro da equipa
Atualização (já não consigo editar o post original)

Boas,

Queres que junte o post da actualização com o original, substituindo a secção actualizada? (de seguida removo o post de actualização para ficar tudo "limpo")

Continuação de bom jogo
 
Topo